terça-feira, 2 de junho de 2009

Osso Buco estufado

Hoje para o almoço preparei um estufado de Osso Buco,muitos de vocês devem estar a perguntar que tipo de carne é essa,eu também não conhecia ate ao dia em que me foi servido este prato num restaurante,atenção que nem todos os talhos conseguem cortar esta parte da carne,pois é preciso"serrar",para ajudar vai aqui um pequeno tópico que tirei da Wikipédia.

O Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.
O nome deste chambão de vitela à italiana, significa literalmente "Osso (com) buraco. A explicação desta designação é simples: no norte da Itália (região da Lombardia) o chambão de vitela é cortado às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No "buraco" encontra-se o tutano que não deve ser retirado.



Osso Buco


Para este estufado são precisos os seguintes ingredientes:
-3 cebolas medias,dentes de alho,azeite,Colorau
-3 ou 4 tomates,vinho branco

Num tacho corta-se as cebolas as rodelas,os dentes de alho picados,o colorau e um fio de azeite,deixa-se refogar e quando estiver estaladiça deita se um pouco de agua(muito pouco),os tomates sem pele e partidos em pedaços e deixa -se ferver um pouco,pomos a carne no tacho por cima do refogado,regamos com um pouco de vinho branco e sal a gosto,vamos mexendo e ter em atenção o molho para não deixar queimar.


Eu acompanhei este prato com puré de batata e reguei com o molho que fica delicioso.



4 comentários:

  1. Olá,
    Ai está um prato que nunca fiz,Mas o teu tem um ar delicioso.Descobrir o teu blog por acaso gostei e vou voltar..tb tenho um cantinho ñ queres visitar..

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas que belo estufadinho...adorei esta receitinha. Jinhos doces desta amiga. e óptima semana, ou pelo menos o que resta dela.

    ResponderEliminar
  3. Ja fiquei a saber mais umas coisas ehehhe
    Que refeiçao deliciosa
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Obrigada. Também tens receitas muito interessantes no teu blog. Vou segui-lo =)Osso buco, para ser sincera nunca provei nem sei muito bem de que parte do animal é.. mas parece-me muito bem. Está com um aspecto apetitoso!

    ResponderEliminar