quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entremeada no forno com cerveja

Antes de postar a receita queria pedir á pessoa anónima que me faz perguntas e tem duvidas acerca das minhas receitas e ingredientes para que deixe um mail, pois como anónima eu não tenho como responder, não é por ma vontade é mesmo por falta de contacto...
Passemos agora á receita que já fiz á algum tempo mas ainda não tinha conseguido postar, talvez por falta de tempo..., foi a primeira vez que cozinhei entremeada e gostei, é muito parecida com costelinha mas tem mais carne o que para quem tem crianças é óptimo.
Tirei esta receita da revista Teleculinaria nº1594


Ingredientes:

- 1 kg de entremeada
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 2 cervejas médias
- Azeite
- 1 colher de sobremesa de colorau
- 1 folha de louro
- Sal q.b
- Tomilho q.b (Este ingrediente não faz parte da receita original, eu é que pôs, ficou óptimo )




Preparação:


Corte a entremeada em pedaços, deite os num tabuleiro, tempere com sal, junte o louro e o colorau, as cebolas cortadas em meias luas, os alhos picados, o azeite e regue com as cervejas.



Leve ao forno , virando de vez em quando, até a carne ficar douradinha.



Na receita original a entremeada é acompanhada com batata assada, mas eu acompanhei com arroz Basmati que já tinha do dia anterior.






sexta-feira, 23 de abril de 2010

Salada com camarão e atum

Durante a semana ao almoço só almoço eu e o meu marido, os miúdos estão na escola, então quando a preguiça chega e não me apetece fazer nada de especial e temos alturas em que andamos tão enjoados de comer, quando temos muitas festas por exemplo que faço um almoço mais simples mas que conseguimos ficar satisfeitos e gostamos imenso.
Começo por pôr um pouco de camarão a cozer, escorro uma lata de atum, entretanto lavo e arranjo as folhas de alface,deito numa saladeira, lavo 2 tomates médios e parto em cubos, corto fiambre ás tirinhas e deito na saladeira, escorro o atum para dentro da saladeira assim como o miolo de camarão, por fim corto delicias do mar aos cubos,deito um pouco de pinhões, misturo tudo.




Deito molho cocktail que já compro preparado em frasco, volto a mexer e esta pronto a comer, geralmente acompanho com uns cubos de pão que dão um sabor crocante á salada.

domingo, 18 de abril de 2010

Bacalhau gratinado com Camarão

Um destes dias saiu este prato de bacalhau que eu tinha visto na revista Teleculinaria, e logo me ficou debaixo do olho, para quem gosta de bacalhau experimentem este prato pois vão ficar fãs, como nós ficamos cá em casa, será para repetir mais vezes sem duvida.



Ingredientes:


- 4 postas de bacalhau
- 300 gr. de camarão
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 pacote de molho bechamel
- 1 dl de azeite
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta q.b
- Oregãos q.b



Preparação:

Descongele o bacalhau e o miolo de camarão, coloque os num tabuleiro, junte a folha de louro, regue com o azeite e leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e reserve.




Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos.
Deite o molho de assar o bacalhau para um tacho, leve ao lume, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que a cebola fique macia. Adicione o camarão, rectifique o tempero e retire do lume.
Deite metade da mistura anterior para um pirex, coloque o bacalhau por cima e cubra com a restante mistura.Regue com o bechamel, leve ao forno até ficar bem douradinho.
Retire do forno e polvilhe com os coentros picados, decore com azeitonas (não pôs)




É uma delicia este bacalhau!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bolo da Coco Humido

Uma prima minha enviou me por mail um documento em PDF que continha varias receitas de bolo, umas traziam a fonte outras não, que é o caso deste bolo de coco, que logo me deu vontade de fazer ou não fosse eu doida por coco, fica muito fofo e húmido, é muito simples de fazer.


Ingredientes:


- 2 chávenas farinha
- 1 e 1/2 de açúcar
- 1/2 de óleo
- 125gr de coco
- 4 ovos
- 1 chávena de chá de agua quente
- 1 de leite quente
- 1 colher chá de fermento


Preparação:


Misturar os ovos com o açúcar e mexer bem, juntar depois o óleo, o coco, a farinha e o fermento. Por fim adicionar a chávena de agua quente.
Colocar a massa numa forma untada e polvilhada e levar ao forno durante 40 minutos a 180º.
Depois de cozido e ainda na forma, derramar a chávena de leite quente por cima do bolo, só desenformar depois do bolo absorver o leite.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pizza com frango

Em noite de jogo de futebol como foi na quinta feira, nada como uma boa pizza acompanhada com uma cerveja para assistir ao jogo, gostamos de fazer estes petiscos de vez em quando.
Tinha feito frango assado ao almoço e sobrou me 2 rações, como cá em casa tudo se aproveita resolvi desfiar o frango para fazer a pizza...
Para a massa utilizei esta que já postei aqui, Feita ma MFP, quando terminou o programa coloquei em cima do tapete de silicone e estendi a massa, passei para um tabuleiro do forno e deitei molho de tomate, salsichas cortadas ás rodelas, pimento verde em tiras, fiambre e o frango desfiado, cobri com queijo ralado e foi ao forno, uma verdadeira delicia, adoro esta massa de pizza.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cogumelos frescos laminados com camarão

Esta receita vem na embalagem de compra dos cogumelos, é uma óptima sugestão para entrada ou acompanhamento, gostamos bastante e é para repetir...

Ingredientes:
- 1 embalagem de cogumelos brancos laminados
- 250 gr de miolo de camarão
- 100 ml de natas
- 1 cálice de vinho do Porto
- 3 colheres(sopa) de queijo ralado mozarella
- sal e pimenta q.b
- 1/2 cubo de caldo de carne


Preparação:

Frite os cogumelos em azeite. De seguida acrescente o miolo de camarão e deixe apurar. Adicione o cálice de vinho do Porto e dissolva o caldo de carne no molho. Deixe apurar.
Por ultimo adicione as natas e o queijo ralado. Deixe incorporar um pouco e rectifique os temperos, se necessário.
Esta pronto a servir.