domingo, 29 de novembro de 2009

Pão tipo Francês

Recebi um miminho em forma de questionario da Lurdes, e da Inês, a quem agradeço por se terem lembrado de mim, mas ao mesmo tempo quero pedir desculpa por não o fazer, mas ando pouco motivada, estive com a casa em obras, vou fazer la mais para a frente, um beijinho para vocês as duas.


Num destes dias fiz este pão, porque tenho muita farinha 65 e tenho de a gastar, o pão fica muito saboroso, a crosta fica fofinha e mole como nós gostamos cá em casa.

Ingredientes:
-360 ml de agua
-60gr de manteiga derretida
-meia colherzinha de sal
-meia colherzinha de açúcar
-600gr de farinha tipo 65
-1 saqueta de fermento


Preparação:

Colocar os ingredientes por ordem na cuba da maquina de fazer pão, programar no programa pão Francês (ou branco se não tiver este programa), seleccionar a quantidade, 1000gr e cor media.
Não sei porquê, mas o meu pão ficou com uma cratera a meio, mas delicioso na mesma, é um pão a repetir

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Filetes de Polvo panado

Quando faço arroz de polvo ou polvo no forno, gosto sempre de deixar um pouco para fazer filetes de polvo panado, dá também para aproveitar resto de polvo que sobre de algum prato e confesso que ainda é a melhor maneira para mim de o comer, gosto imenso, pena ser fritos e não podermos abusar, mas de vez em quando la terá de ser...
Cortei a perna do polvo em bocados grandes, parti ao meio e temperei com alho em pó, no caso de só ser polvo cozido, passo por ovo batido e pão ralado, vai ao lume a fritar, acompanhei com batatas fritas, que continua a ser dos meus acompanhamentos preferidos...

domingo, 22 de novembro de 2009

Batatas com Bacalhau á Espanhola

Este pratinho faz me lembrar a minha avó, pois ela fazia muitas vezes, então enquanto cozinhava lembrava me muito dela, confesso que quando era mais nova não achava piada a esta comida, mas agora gosto bastante e vou fazer mais vezes pois cá em casa todos gostaram.
Comecei por pôr o bacalhau a cozer e depois parti em lascas grossas, reservei... parti num tacho cebola ás rodelas, alho, colorau e um fio de azeite, deixei refogar, enquanto parti batatas ás rodelas grossa, quando a cebola estiver dourada deito um pouco de água de cozer o bacalhau, e polpa de tomate, mexo e deito na panela uma camada de batatas, o bacalhau e depois o resto de batatas, acrescento um pouco de vinho branco,
fica a cozinhar em lume brando mexendo de vez em quando mas com cuidado para o bacalhau não se desfazer.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Queques de Chocolate

Logo que vi estes queques no blog da Cuca, para mais sendo de chocolate e gulosa como sou, tive de os experimentar e juntei o util ao agradável, porque acabava de comprar a forma de queques em silicone que vem com a revista que ja vos falei e queria experimenta la, fiz a receita tal e qual a do Cuca, deu-me para 6 queques, para a próxima vou dobrar.


Ingredientes:
-100gr de Manteiga
-100gr de chocolate de culinária
-100gr de açucar
-2 ovos
-30gr de farinha


Preparação:
Levar ao microondas a manteiga e o chocolate até derreter. Juntar o açúcar e os ovos, um de cada vez, sem deixar de bater, finalmente junte a farinha e mexa bem todos os ingredientes.
Deitar a massa em formas de queques e levar ao forno pré aquecido a 220ºc durante 8/9 mns.
Desenformar só depois de arrefecer.







Foram comidos em minutos!

Declaração de Afecto

Recebi da Cuca, http://cuca-simplesmente.blogspot.com/ ,esta declaração de afecto,a quem agradeço desde já pelo facto de te teres lembrado de mim, obrigado...

Declaração de afecto:
A amizade não se compra, se conquista!
A amizade permanente não se compra,não se vende,
não se ensina nem se aprende,
nasce e moprre com a gente!

Esta declaração de afecto funciona assim:
Escolhemos 10 amigos para declarar a nossa amizade e os nomeamos num post.
Em seguida visitamos os seus blogs e comunicamos a nomeação.
Cada um devera nomear mais dez e assim sucessivamente.
Não ha selos nem premios, apenas nossa declaração sincera de afectos.
Se receber de volta é porque você é realmente considerada uma grande amiga.

Vou enviar a meninas com quem fiz uma grande amizade virtual e acredito que um dia nos iremos conhecer pessoalmente pois é o nosso desejo, obrigado meninas por esta amizade virtual,cheia de partilhas...,beijocas!
-Cuca- http://cuca-simplesmente.blogspot.com/
-Belinha-http://docurasebelezuras.blogspot.com/
-Carina-http://www.prazeresegourmet.blogspot.com/
-Sonia- http://sonia-sabor-arte.blogspot.com/
-Isabel- http://obaudaermida.blogspot.com/
-Vivie- http://aculinariaeeu.blogspot.com/
- Sandra- http://experienciasnacozinha.blogspot.com/
-Silvana- http://silnunesprof.blogspot.com/
-Isis-http://cozinhaandcompanhia.blogspot.com/
-Lurdes- http://acolmeiadaabelha.blogspot.com/

Para todas vocês uma beijoca grande e obrigado pela partilha!!!!!!!!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cogumelos

Eu e o meu marido gostamos imenso de cogumelos, costumo comprar as embalagens de cogumelos frescos que estão ao pé dos legumes nos super mercados, existe de varias variedades, assim como inteiros ou laminados, costumo saltear os cogumelos como entrada ou acompanhamento de algum prato, é muito simples de arranjar.
Numa frigideira deito azeite, alho aos cubos muitos pequenos, deixo refogar e deito este molho picante que comprei numa loja gourmet, adoro o sabor,
mexo e deito os cogumelos depois de lavados, acrescento um pouco de vinho branco e deixo cozinhar em lume brando.
Prontos a serem servidos, como entrada fica optimo

sábado, 14 de novembro de 2009

Parabens Gonçalo




Hoje o meu afilhadinho faz 1 ano de vida, é um bebe feliz, muito risonho, adora brincar, bater palminhas e como qualquer criança não para um segundo.
Para ti Gonçalo, um feliz aniversário, da madrinha, padrinho, Diogo e Mariana!!!!!!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Massa com carne

Este tipo de prato todas sabemos fazer, mas damos sempre a nossa mãozinha e nunca fica igual a ninguém, cá em casa adoramos massa cozinhada de qualquer maneira, mas esta é das preferidas, talvez porque tenha o sabor delicioso do chouriço.

Ponho a carne a cozer na panela de pressão (desta vez foi de vitela, mas pode ser de vaca), quando a carne estiver cozida retira se da panela e reserva se a agua da cozedura, entretanto fazemos um estrugido de cebola, dentes de alho e azeite, quando a cebola estiver escura acrescentamos um pouco de agua da cozedura, e deitamos 2 tomates grandes, pelados, cortados em bocados (também podem ser dos enlatados), deixamos este refogado ao lume, quando os tomates estiverem desfeitos, eu passo esta polpa pela varinha magica e depois pelo coador, (não gosto de sentir a cebola, prefiro a calda passada), deitamos a carne partida em bocados e o chouriço partido as rodelas, deixamos ferver um pouco, perto da hora do almoço deitamos a massa, á escolha, desta vez apostei na esparguete, quando estiver cozida, esta pronta a servir.



peço desculpa pela foto, mas a hora de almoço é um stress

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pão à Fatima

Este nome de pão deve parecer esquisito, confesso que a mim também, foi uma amiga minha que se chama Fatima que me deu esta receita e como eu não sei o nome do pão, penso até que ela também não, para o poder distinguir dos outros baptizei desta maneira, este pão fica muito fofinho, a côdea um pouco estaladiça, gostei bastante e é um pão a repetir

Ingredientes:
-350ml de agua
-1 colher pequena de sal
-1 colher grande de açúcar
-150 gr de sêmola de trigo(só encontrei no continente da ramazotti)


-350 gr de farinha tipo 55
-colher e meia pequena de fermento


Coloca se os ingredientes pela ordem referida na cuba da maquina, na minha é no programa 1, cor média, 1000kg, dura aproximadamente 3h30mn


domingo, 8 de novembro de 2009

Tarte de Maçã

Tinha 3 maçãs a ficarem murchas e sei que já ninguém as come cá em casa, para as aproveitar resolvi fazer uma tarte de maçã e assim experimentar a minha forma de silicone que vêm com a revista Nova Gente, surpreendeu me pela positiva, pincelei a com óleo por ser a primeira vez, mas fiquei com a sensação que não seria necessário, a tarte desenformou se muito bem, claro quando já estava fria.
Fiz uma pesquisa em vários blogs de receitas de tarte e esta da Natércia chamou me a atenção, com algumas alterações que eu fiz.

Ingredientes:
3 Maçãs reinetas
Sumo de 1 limão
100gr de açúcar
4 ovos
1 pacote de natas
1 embalagem de massa quebrada
Pinhões q.b


Preparação:
Colocar a massa quebrada numa tarteira, picar o fundo com um garfo, aguardar. Descascar as maçãs e fatiar em gomos finos, espremer o sumo de limão por cima deles. Bater os ovos e juntar o açúcar, por fim as natas. Colocar as maças pela tarteira, deitei os pinhões e regar com este preparado, vai ao forno mais ou menos 45 minutos.
Na receita original não tem os pinhões mas digo-vos que foi uma aposta ganha porque ficam fabulosos no conjunto, tostados com a maçã!!!!!!!!!
Esta é para vos mostrar a forma
Pronta para ser servida

sábado, 7 de novembro de 2009

Mais um selo


A Cuca do blog, http://cuca-simplesmente.blogspot.com/,deixou me este desafio, que tem as seguintes regras:
-Postar o selo
-Responder a estas perguntas

1-Cor de esmalte/verniz: Branco (suave)
2-Batom: Castanhos
3-Ama: Os meus filhos, o meu marido, a minha familia, amo a vida
4- Odeia: Hipocrisia, maldade, cinismo
5- Música: Tenho tantas que me marcaram, é complicado citar uma ou duas, tenho mesmo muitas
6- Livros: Adoro ler,tenho sempre um livro na mesinha, mas marcou me "As palavras que nunca te direi", Equador, entre tantos
7- Meu maior sonho: Saude para mim e familia, que os meus filhos tenham um futuro risonho

Passar para 5 blogs:

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bifes de Atum

Foi a primeira vez que cozinhei bifes de atum, comer só o costumava fazer quando ia de ferias para Espanha, pois é o forte la por essas bandas, mas confesso que não sou muito apreciadora deste peixe, gosto mais do atum em calda de azeite, mas como o marido adora, toca a dar-lhe um miminho porque ele merece e resolvi cozinha los, fiz um estufado de atum, ficou muito bom, e não ficou seco, pois o atum é um peixe muito seco.
Comecei por fazer uma marinada de vinho branco, umas gotas de vinagre, colorau, uma folha de louro, alho e uma pitada de sal, deixei os bifes nesta marinada mais ou menos uma hora, depois num tacho deitei cebola as rodelas, mais um dente de alho, um fio de azeite e foi a refogar, quando a cebola esta dourada deitei tomate partido aos pedaços sem pele, mexi um pouco, deitei os bifes de atum neste refogado e reguei com a marinada, deixei estufar um pouco.


Estão prontos a ser servidos.
O marido gostou bastante, disse que não ficaram secos e eu consegui comer um pouco o que é bom sinal.
Acompanhei com arroz seco.

domingo, 1 de novembro de 2009

Lombinhos de Porco com castanhas e batata assada

Espero que tenham tido uma óptima noite de Hallowen, eu sinceramente não acho muita piada, mas reparo que já começa a ser costume aqui no nosso Pais as festas quer nas escolas quer em locais públicos, acordei com um belo dia de Outono, daqueles que apetece ficar em casa e comer uma comidinha bem quentinha, e foi o que fizemos.


Fiz uma marinada de vinho branco, dentes de alhos, sal, piri-piri, 1 folha de loureiro, colorau e pôs os lombinhos, reservei.
Num tabuleiro de ir ao forno, parti 2 cebolas ás rodelas, 2 dentes de alho e cobri com um pouco de azeite, coloquei batatas partidas grosseiramente, numa malga deitei um pouco de água, colorau e sal e deitei por cima das batatas, foram ao forno. Quando as batatas começaram a ganhar cor, pôs na assadeira os lombinhos, regando estes com a marinada. Foram a assar.
Entretanto num tacho fervi castanhas que tinha congeladas, quando estavam cozidas tirei do lume, escorri de agua e deitei na assadeira juntamente com a carne e as batatas.
Quando a carne estiver tenrinha e as batatas assadinhas, pode-se servir o almoço. Gostei muito do sabor da carne de porco com as castanhas...







A Mariana gostou tanto do assado que quis ficar na fotografia